Conheça um pouco mais sobre a peça para entender qual o problema que o seu veículo está lidando.
A embreagem fica localizada entre o motor e a caixa de câmbio. Possibilitar a saída do veículo, transmitir torque quando em marcha, interromper o fluxo da força entre o motor e a caixa de câmbio nas trocas de marchas e paradas, proteger o motor e a transmissão contra sobrecargas e amortecer as vibrações de transmissão são suas principais funções.
Ela é composta por três elementos: rolamento da embreagem, platô e disco. O platô, por sua vez, é composto por outras três partes: a carcaça da embreagem, a placa de pressão e a mola membrana.
Então como funciona? Bom, ao acionarmos o pedal da embreagem, o fluido no interior do circuito hidráulico pressiona o embolo do servo da embreagem. A haste externa aciona a alavanca e o garfo de embreagem ao mesmo tempo. Assim, o garfo puxa o mancal da embreagem contra a mola membrana, que atua como uma alavanca, tirando a pressão do disco e afastando a placa de pressão do volante. Com isso, conseguimos desacoplar o disco de embreagem com o volante, e é assim que acabamos a transmissão de torque para a caixa de câmbio através do eixo piloto.
Depois que o disco é desacoplado, ao pisarmos no pedal de embreagem, a placa de pressão também é desacoplada. O volante continua girando porque está ligado ao giro do motor e o platô também continua porque está preso ao volante. Mas enquanto isso, o disco desacelera até parar e o eixo também, porque está ligado ao disco, interrompendo assim a transmissão de movimento para a caixa de câmbio.
Muitos ainda não sabem que os danos na embreagem do veículo podem estar ligados com o modo que o motorista dirige. É importante ficar ciente de alguns erros que cometemos ao dirigir para sempre tomarmos as devidas medidas no trânsito e cuidarmos do nosso veículo.
Veja quais cuidados tomar e prolongue a utilização e a vida útil da embreagem do seu veículo.
- Utilize o pedal da embreagem apenas no momento de troca de marcha. Não descanse o pé sobre o pedal, isso provoca um aquecimento excessivo do sistema e um desgaste prematuro dos componentes.
- Nunca segure o veículo em uma rampa utilizando a embreagem como freio. Isso causa desgaste excessivo do disco. Sempre utilize o freio nessas situações
- Não ultrapasse a capacidade de carga especificada pelo fabricante do veículo.
- Evite acionar e soltar bruscamente a embreagem.
- Não inicie bruscamente a marcha, evitando arrancadas bruscas
- Nunca saia com o veículo em segunda marcha.
- Evite reduções bruscas de velocidade, freando ou desacelerando subitamente o motor.
Primeiro precisamos entender e diferenciar o funcionamento dos COMPONENTES do SISTEMA DE EMBREAGEM.
- CONJUNTO DE EMBREAGEM: PLATÔ + DISCO DE EMBREAGEM + ROLAMENTO DE EMBREAGEM (colar da embreagem) ou ATUADOR DE EMBREAGEM.
- SISTEMA DE EMBREAGEM: VOLANTE do motor + DISCO DE EMBREAGEM + PLATÔ + ROLAMENTO DE EMBREAGEM OU ATUADOR.
O volante do motor é um IMPORTANTÍSSIMO COMPONENTE do sistema de embreagem, que juntamente com o platô e disco são responsáveis por transmitir o torque do motor para a caixa de transmissão.
Para tanto, é NECESSÁRIO que sua SUPERFÍCIE (pista) esteja completamente LISA, PLANA, UNIFORME, ou seja, SEM “CALOS”, RANHURAS OU IMPERFEIÇÕES causadas pelo desgaste do disco de embreagem. Uma vez que o disco de embreagem fica em contato/atrito constante com o volante e isso causa um DESGASTE na sua superfície e perde-se a ADERÊNCIA NECESSÁRIA para um bom funcionamento do SISTEMA DE EMBREAGEM. Sendo assim, é de EXTREMA IMPORTÂNCIA toda vez que se for fazer a troca do CONJUNTO DE EMBREAGEM, fazer a RETÍFICA DO VOLANTE com uma empresa, profissional e EQUIPAMENTO ADEQUADO, onde serão corrigidas as imperfeições e o resultado final da TROCA DO CONJUNTO DE EMBREAGEM alcance o OBJETIVO, que é o PLENO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA E SATISFAÇÃO tanto do PROFISSIONAL MECÂNICO quanto do PROPRIETÁRIO DO VEÍCULO.