informações importantes
sobre a embreagem

Conheça um pouco mais sobre a peça para entender qual o problema que o seu veículo está lidando.

A embreagem fica localizada entre o motor e a caixa de câmbio. Possibilitar a saída do veículo, transmitir torque quando em marcha, interromper o fluxo da força entre o motor e a caixa de câmbio nas trocas de marchas e paradas, proteger o motor e a transmissão contra sobrecargas e amortecer as vibrações de transmissão são suas principais funções.

Ela é composta por três elementos: rolamento da embreagem, platô e disco. O platô, por sua vez, é composto por outras três partes: a carcaça da embreagem, a placa de pressão e a mola membrana.

Então como funciona? Bom, ao acionarmos o pedal da embreagem, o fluido no interior do circuito hidráulico pressiona o embolo do servo da embreagem. A haste externa aciona a alavanca e o garfo de embreagem ao mesmo tempo. Assim, o garfo puxa o mancal da embreagem contra a mola membrana, que atua como uma alavanca, tirando a pressão do disco e afastando a placa de pressão do volante. Com isso, conseguimos desacoplar o disco de embreagem com o volante, e é assim que acabamos a transmissão de torque para a caixa de câmbio através do eixo piloto.

Depois que o disco é desacoplado, ao pisarmos no pedal de embreagem, a placa de pressão também é desacoplada. O volante continua girando porque está ligado ao giro do motor e o platô também continua porque está preso ao volante. Mas enquanto isso, o disco desacelera até parar e o eixo também, porque está ligado ao disco, interrompendo assim a transmissão de movimento para a caixa de câmbio.

  • Como funciona uma embreagem

    Conheça um pouco mais sobre a peça para entender qual o problema que o seu veículo está lidando.

    A embreagem fica localizada entre o motor e a caixa de câmbio. Possibilitar a saída do veículo, transmitir torque quando em marcha, interromper o fluxo da força entre o motor e a caixa de câmbio nas trocas de marchas e paradas, proteger o motor e a transmissão contra sobrecargas e amortecer as vibrações de transmissão são suas principais funções.

    Ela é composta por três elementos: rolamento da embreagem, platô e disco. O platô, por sua vez, é composto por outras três partes: a carcaça da embreagem, a placa de pressão e a mola membrana.

    Então como funciona? Bom, ao acionarmos o pedal da embreagem, o fluido no interior do circuito hidráulico pressiona o embolo do servo da embreagem. A haste externa aciona a alavanca e o garfo de embreagem ao mesmo tempo. Assim, o garfo puxa o mancal da embreagem contra a mola membrana, que atua como uma alavanca, tirando a pressão do disco e afastando a placa de pressão do volante. Com isso, conseguimos desacoplar o disco de embreagem com o volante, e é assim que acabamos a transmissão de torque para a caixa de câmbio através do eixo piloto.

    Depois que o disco é desacoplado, ao pisarmos no pedal de embreagem, a placa de pressão também é desacoplada. O volante continua girando porque está ligado ao giro do motor e o platô também continua porque está preso ao volante. Mas enquanto isso, o disco desacelera até parar e o eixo também, porque está ligado ao disco, interrompendo assim a transmissão de movimento para a caixa de câmbio.

  • Cuidados

    Muitos ainda não sabem que os danos na embreagem do veículo podem estar ligados com o modo que o motorista dirige. É importante ficar ciente de alguns erros que cometemos ao dirigir para sempre tomarmos as devidas medidas no trânsito e cuidarmos do nosso veículo.

    Veja quais cuidados tomar e prolongue a utilização e a vida útil da embreagem do seu veículo.

    • Utilize o pedal da embreagem apenas no momento de troca de marcha. Não descanse o pé sobre o pedal, isso provoca um aquecimento excessivo do sistema e um desgaste prematuro dos componentes.
    • Nunca segure o veículo em uma rampa utilizando a embreagem como freio. Isso causa desgaste excessivo do disco. Sempre utilize o freio nessas situações
    • Não ultrapasse a capacidade de carga especificada pelo fabricante do veículo.
    • Evite acionar e soltar bruscamente a embreagem.
    • Não inicie bruscamente a marcha, evitando arrancadas bruscas
    • Nunca saia com o veículo em segunda marcha.
    • Evite reduções bruscas de velocidade, freando ou desacelerando subitamente o motor.
  • Por que a embreagem trepida?
    1. A suspensão do motor ou câmbio não está em ordem.
      Correção: Verifique coxins do motor e suspensão do câmbio.
    2. Cabo da embreagem sem movimento livre.
      Correção: Desmonte o cabo da embreagem e engraxe bem. Troque as peças defeituosas.
    3. Revestimento oleados.
      Correção: Troque o disco de embreagem. Elimine eventuais vazamentos.
    4. O mancal de encosto e o platô não estão paralelos.
      Correção: Verifique o paralelismo do mancal de encosto e o estado do garfo.
    5. A regulagem do platô de embreagem foi violada.
      Correção: Troque o platô de embreagem.
    6. O rolamento do eixo piloto não foi montado no volante.
      Correção: Monte o rolamento do eixo piloto. Não utilize muita graxa.
    7. O virabrequim não está em alinhamento com o eixo piloto.
      Correção: Faça a alinhamento (alinhar virabrequim com eixo piloto).
    8. A carcaça do platô de embreagem foi deformada por ocasião da desmontagem ou da montagem.
      Correção: Verifique o assento do platô de embreagem no volante. Se necessário, faça a troca.
  • Por que a embreagem não separa?
    1. Espessura do disco acima da tolerância máxima ou uso de disco não adequado.
      Correção: Substitua o disco.
    2. Oscilação dos discos muito grande.
      Correção: Endireite o disco (Maximo 0,8 mm).
    3. Cubo engripa no eixo grande.
      Correção: Verifique o perfil do eixo piloto e do cubo. Tire as rebabas do perfil gasto ou, se necessário, substitua o disco.
    4. A folga entre o mancal de encosto e o platô está muito grande.
      Correção: Regule a folga da pedal para 20 a 30 mm.
    5. O rolamento do eixo piloto está defeituoso ou não gira livremente.
      Correção: Troque o rolamento do eixo piloto.
    6. O sistema de acionamento da embreagem tem muita folga.
      Correção: Substitua as peças defeituosas.
    7. Mola de retrocesso deformada na montagem ou reduzida brusca.
      Correção: Substituir o platô da embreagem.
  • Por que a embreagem patina?
    1. Volante fora de medida.
      Correção: Corrigir as variações torneando.
    2. Os revestimentos sofreram desgaste excessivo.
      Correção: Monte novo disco de embreagem.
    3. Os revestimentos estão oleados (a vedação do câmbio ou virabrequim não está em ordem - o perfil do eixo piloto recebeu muita graxa na montagem).
      Correção: Elimine os vazamentos e substitua o disco de embreagem.
    4. Folga entre o rolamento e o platô é muita pequena, ou inexistente.
      Correção: Regule a folga do pedal da embreagem para 20 a 30mm. Isto não se aplica para os sistemas auto-ajustáveis.
    5. A embreagem foi superaquecida.
      Correção: Trocar o platô e o disco de embreagem.
    6. Erro de aplicação. Carga do platô inferior ao especificado.
      Correção: Obtenha a informação da aplicação correta junto aos nossos distribuidores.
  • Por que é NECESSÁRIO fazer a RETÍFICA DO VOLANTE DO MOTOR?

    Primeiro precisamos entender e diferenciar o funcionamento dos COMPONENTES do SISTEMA DE EMBREAGEM.

    • CONJUNTO DE EMBREAGEM: PLATÔ + DISCO DE EMBREAGEM + ROLAMENTO DE EMBREAGEM (colar da embreagem) ou ATUADOR DE EMBREAGEM.
    • SISTEMA DE EMBREAGEM: VOLANTE do motor + DISCO DE EMBREAGEM + PLATÔ + ROLAMENTO DE EMBREAGEM OU ATUADOR.

    O volante do motor é um IMPORTANTÍSSIMO COMPONENTE do sistema de embreagem, que juntamente com o platô e disco são responsáveis por transmitir o torque do motor para a caixa de transmissão.

    Para tanto, é NECESSÁRIO que sua SUPERFÍCIE (pista) esteja completamente LISA, PLANA, UNIFORME, ou seja, SEM “CALOS”, RANHURAS OU IMPERFEIÇÕES causadas pelo desgaste do disco de embreagem. Uma vez que o disco de embreagem fica em contato/atrito constante com o volante e isso causa um DESGASTE na sua superfície e perde-se a ADERÊNCIA NECESSÁRIA para um bom funcionamento do SISTEMA DE EMBREAGEM. Sendo assim, é de EXTREMA IMPORTÂNCIA toda vez que se for fazer a troca do CONJUNTO DE EMBREAGEM, fazer a RETÍFICA DO VOLANTE com uma empresa, profissional e EQUIPAMENTO ADEQUADO, onde serão corrigidas as imperfeições e o resultado final da TROCA DO CONJUNTO DE EMBREAGEM alcance o OBJETIVO, que é o PLENO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA E SATISFAÇÃO tanto do PROFISSIONAL MECÂNICO quanto do PROPRIETÁRIO DO VEÍCULO.

Para enviar sua mensagem ao nosso Whatsapp, escolha um setor abaixo, teremos o prazer em atendê-lo.

Loja da fábrica

WhatsApp

Venda no atacado

WhatsApp
Whatsapp